Abrir um negócio pode ser um grande desafio, mas escolher uma franquia pode ser uma opção mais segura para quem está começando. Se você tem entre 35 e 45 anos e está pensando em empreender, este blog post é para você! Vamos apresentar os 10 piores hábitos que podem levar à falência de uma franquia de sucesso e os 3 passos simples para criar novos hábitos que gerem prosperidade.
Os 10 piores hábitos que podem levar à falência de uma franquia de sucesso
1. Deixar de planejar financeiramente:
Um planejamento financeiro bem estruturado evita surpresas desagradáveis. É preciso ter um controle rigoroso das finanças, saber quanto se gasta e quanto se ganha, e ter uma reserva para imprevistos.
2. Menosprezar o investimento em marketing e publicidade:
Marketing e publicidade atraem novos clientes e ajudam a fidelizar os antigos. Estar presente nas redes sociais, ter um site bem estruturado e investir em campanhas publicitárias são importantes para sempre estar presente na memória dos clientes e aparecer para novas pessoas que ainda não conhecem sua marca.
3. Negligenciar treinamento da equipe:
Uma equipe bem treinada e motivada prestar um bom atendimento aos clientes. É preciso investir em treinamentos e capacitações para que a equipe esteja sempre atualizada e preparada para lidar com as demandas do negócio e cada vez mais melhorar processos da operação.
4. Desconhecer as métricas relevantes de desempenho:
É importante acompanhar as métricas de desempenho para saber se o negócio está indo bem ou não. Ter indicadores claros e objetivos alinhados com o que de fato faz a diferença para crescer, é a melhor forma para avaliar o desempenho do negócio e tomar decisões estratégicas.
5. Não inovar e se adaptar às mudanças do mercado:
Estar sempre atento às mudanças do mercado e inovar para se destacar da concorrência é desafiador, mas é assim que você poderá liderar um nicho de mercado ou se destacar. Estar aberto a novas ideias e tendências ajuda a se adaptar rapidamente às mudanças e principalmente ser a mudança que inspira o mercado.
6. Menosprezar um bom relacionamento com os clientes:
Vender para quem já é cliente é muito mais rápido, fácil e barato. Além disso, o bom relacionamento com os clientes fideliza, mas também ajuda a conquistar novos. É preciso estar sempre disponível para ouvir as demandas dos clientes e oferecer soluções personalizadas os fazendo sentirem-se importantes.
7. Dar pouca relevância à imagem da marca:
Cuidar da imagem da marca para transmitir confiança e credibilidade aos clientes é um ativo de retorno a longo prazo. É preciso ter uma identidade visual bem estruturada e uma comunicação clara e objetiva, que seja fácil de entender e de outras pessoas explicarem. Grandes marcas inclusivem conseguem comunicar apenas com design, até mesmo detalhes do design de suas embalagens ou logos, como a Coca-Cola e sua garrafa icônica. Algumas somente com a cor da sua marca, como em diversas propagandas do filme da Barbie lançado em 2023.
8. Não ter controle diário de estoque:
Controle de estoque evita desperdícios e prejuízos. É preciso ter um sistema de gestão de estoque eficiente e atualizado e o hábito de controle diário para não sobrecarregar esse processo e deixar de ter informações em tempo cada vez mais real. Não dá para saber se o estoque está apto a atender a demanda somente no final do mês.
9. Esquecer do plano de contingência:
Um plano de contingência para lidar com imprevistos e situações de crise é útil para evitar o “desespero”. É preciso estar preparado para lidar com situações adversas e ter um plano de ação bem estruturado para ajustar as velas caso os ventos mudem de direção sem que o seu negócio seja prejudicado ou descaracterizado.
10. Não se atualizar e aprender constantemente:
O que funcionou no mês passado, já não funciona mais hoje. A velocidade com que se copia o que funciona hoje em dia é muito alta e o que destacou você ontem, talvez não destaque mais hoje e você precisa se atualizar para estar um passo à frente, ou até mesmo apenas não ficar para trás para se manter competitivo no mercado. Esteja aberto a novas ideias e tendências e investimento em capacitações e treinamentos.
Chegamos ao final da lista de 10 hábitos mais comuns que podem falir uma franquia.
Evitar os hábitos que podem levar à falência de uma franquia de sucesso e implementar novos hábitos que gerem prosperidade é fundamental para o sucesso nos negócios. Se você está pensando em abrir um negócio e se sente mais seguro ao escolher uma franquia, lembre-se de planejar financeiramente, investir em marketing e publicidade, treinar a equipe adequadamente, acompanhar as métricas de desempenho, inovar e se adaptar às mudanças do mercado, ter um bom relacionamento com os clientes, cuidar da imagem da marca, ter um bom controle de estoque, ter um plano de contingência e se atualizar e aprender constantemente. Além disso, é importante definir objetivos claros e específicos, começar com pequenos passos e ir aumentando gradualmente e ser consistente e persistente na realização dos novos hábitos. Com essas dicas, é possível criar rotinas capazes de criar prosperidade e alcançar o sucesso nos negócios.